A cor da gema é importante! Ela faz toda a diferença! Devias saber disto!


Sabes qual a diferença, e o que quer dizer, as diferentes cores da gema? Pois, a maior parte das pessoas não sabe, mas devia! Seja frito, cozido, de gema mole ou dura e até mesmo cru, o ovo está presente no cardápio de muitos campeões e amantes de uma boa alimentação.

Mas sabes dizer qual ovo é o mais nutritivo, ou como distinguir qual galinha teve uma alimentação mais saudável, apenas a olhar para a cor da gema?


Aparentemente, a coloração dos ovos diz muito mais do que imaginamos e vai além da simples rotulação do ovo.

Um estudo divulgado pelo Mother Earth News diz que galinhas criadas num habitat natural são mais vigorosas e tendem a produzir ovos com mais proteínas e vitaminas do que galinhas criadas em granja (esquema de produção industrial).

De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora do Programa de Segurança Alimentar para o Egg Nutrition Center, o que difere as cores das gemas é o processo de alimentação das galinhas.

Assim, as galinhas que vivem livres, leves e soltas, comem insetos, grãos que encontram pelo chão, milho e plantas que possuem xantofila (substância que dá o tom amarelo/laranja à gema). Têm a oportunidade de comer alimentos mais pigmentados, o que deixa seus ovos mais nutritivos e com cores mais fortes.

Enquanto as aves de cativeiro, segundo o Mother Earth News, comem ingredientes como suplementos de vitaminas A, D3, E, B12, Ácido Fólico, Sal, Óxido de Manganês, Cloreto de Cobre, Óxido de Zinco… e muitos outros alimentos industrializados. As galinhas passam horas confinadas em locais fechados e escuros, prejudicando a sua saúde. Quando a gema tem uma coloração amarela, provavelmente a galinha não estava seguindo uma dieta tão saudável. Por isso, embora possa parecer incomum, uma gema alaranjada é a mais nutritiva.

Mas porque nos preocupamos com a saúde de uma galinha? No final de tudo, nós é que comemos os ovos, e por isso a saúde dela reflete diretamente na nossa. Ou seja, temos de nos importar com a qualidade de vida das galinhas sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...