Câncer nos ovários mata silenciosamente: 10 sintomas que você não sabe

Embora existam sintomas e marcas que nos ajudam a diagnosticar esta doença, nem sempre resulta. Nas mulheres, o câncer do ovário, por exemplo, é silencioso, ou seja, demora a apresentar sintomas. E, desse jeito, fica difícil combater esta doença antes que ela seja descoberta. É fundamental que você faça exames regularmente para, no caso de ter um tumor, este ser descoberto no início e não numa fase muito avançada.

Para percebermos melhor, os ovários estão ligados às trompas do nosso útero, estando um de cada lado. O câncer mais comum começa nas células que envolvem os ovários – as células epiteliais. Esse tipo de tumor é mais dominante nas mulheres que se encontram na menopausa, mulheres que dão uso errado de anticoncepcionais ou mesmo por questões genéticas (pode ser portadora de anormalidades nos genes BRCA1 ou BRCA2). Segundo a maioria dos estudos, os casos de câncer de ovário ocorrem em mulheres de idade acima dos 55 anos, dado que chegaram à menopausa. Contudo, é importante referir que a doença também pode aparecer em mulheres jovens.

Existem casos em que esta patologia não apresenta nem provoca sintomas na fase inicial. No entanto, quando apresenta, os sintomas se assemelham a outros problemas de menor gravidade, como por exemplo: azia, gases, prisão de ventre, dores ou aumento abdominal, cansaço, dores nas costas, enjoo, pressão na região pélvica, entre outros. Você deve estar atenta a estes problemas, essencialmente à sua regularidade. Se estes forem recorrentes e não estiverem associados a nenhum problema que lhe tenha sido diagnosticado anteriormente, deverá consultar um especialista, logo que possível.

Tenha em conta que:
  • Relativamente ao cansaço, se não for habitual para você e se sentir tonturas ou enjoo, você deve consultar o seu médico.
  • No que respeita às dores lombares (de costas), se você não sofre de problemas nas articulações ou de osteoporose, este sintoma poderá ser sinal de câncer no ovário;
  • O aumento abdominal, como se você estivesse grávida, é um indício de que algo errado se está passando;
  • Perdeu o apetite? Se não tem vontade de comer ou se está com dificuldades em ingerir os alimentos é porque o seu sistema digestivo não está funcionando em condições. Sistema este sobre o qual o câncer tem grande influência;
  • Se notar que o seu ciclo menstrual está sendo muito irregular, deverá consultar o seu médico.

Estes são alguns dos sintomas do câncer no ovário e por essa razão, se identificar qualquer um deles, você deve supervisionar sua saúde, pedindo ao seu médico para efetuar exames ao sangue, um exame pélvico ou um ultrassom transvaginal.



fonte:http://www.dicasonline.tv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...