Consome Benzodiazepínicos? É melhor não abusar!

Por norma todo o tipo de ansiolíticos ou calmantes provocam dependência e você se vê preso a essa droga. Quando se sente dependente, sem essa droga você tem tendência a ficar mais irritado, com dores no corpo e com insônias. Quanto mais você toma, mais dependente você fica, por isso é tão importante controlar as doses. Os benzodiazepínicos são tranquilizantes, usados geralmente por pessoas que precisam de tratamento psiquiátrico e para combater o estresse, a ansiedade e a tensão, e devem ser considerados como fármacos arriscados quando as doses são abusadas. Os de ação média, que duram de 4 a 6 horas, são aplicados para tratar insônia; os de curta ação, com efeito imediato, são utilizados como sedativos e os de longa duração, com durabilidade de oito a dezesseis horas, são utilizados no tratamento de epilepsia, úlceras e hipertensão arterial.

Em 1960, nos Estados Unidos, esse tipo de medicamentos eram vistos como efetivos e seguros para cuidar dos problemas do foro psicológico. Os benzodiazepínicos vieram substituir uma droga chamada meprobamato e os barbitúricos que foram desaparecendo, uma vez que provocavam efeitos negativos para o organismo. Nos dias que correm, existem muitos medicamentos com componentes de benzodiazepínicos e por isso você precisa tomar algum cuidado. É importante ler a composição desses medicamentos que você compra, particularmente se forem calmantes ou ansiolíticos.

É importante referir que os benzodiazepínicos só se tornam perigosos se você realmente se exceder na toma. Contudo, quando os problemas se tornam graves, você não imagina o que pode acontecer. Apesar de serem drogas seguras, as pessoas que abusam ficam com grande dificuldade em mexer o corpo, em andar, em movimentar os braços e as pernas porque o sangue fica em baixa pressão. Pode inclusive chegar a desmaiar. Este fármaco tomado em conjunto com bebidas alcoólicas intensifica os sintomas e aí chega a ser ainda mais alarmante – pode chegar ao estado de coma.

Para além dessas manifestações, existem outros efeitos associados ao uso de benzodiazepínicos, tal como a perda de concentração, sensação de zumbidos, quedas que levam a fraturas, sonolência, perda de memória ou até mesmo, em casos mais graves, abstinência e risco de demência (especialmente se você tomar por mais de três meses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...