Cure problemas no estômago, diminua o risco de infarto e combata enjoos com esta especiaria

A raiz é constituída por vitamina B6, bem como potássio, minerais, cobre e magnésio e é rica em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do nosso corpo e potencializam a eliminação de gordura corporal. Como as substâncias termogênicas do gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, o metabolismo é acelerado.

Esta planta possui um sabor picante (tendo na sua composição dois tipos de antioxidantes – o shogaol e gingerol – que defendem o organismo de bactérias e fungos) e um sabor amargoso. É profundamente eficaz no tratamento de uma série de problemas como a absorção dos ácidos digestivos e contrações intestinais e por isso é usado tanto na culinária como na medicina. Muitas pessoas utilizam o gengibre como antibiótico, pois que possui elementos que estimulam os vasos sanguíneos, que saram a depressão e que favorecem o sistema respiratório. O gengibre auxilia o sistema respiratório, circulatório e digestivo.

Vantagens de consumir esta raiz

Em referência à medicina, o gengibre:

gengibre
  • Diminui o colesterol, favorecendo a sua extinção;
  • Aligeira as enxaquecas: se você se apercebe que a enxaqueca está chegando, pode consumir 1/3 de uma colher de chá de gengibre fresco ou em pó, que vai reduzir as suas dores de imediato.
  • Evita coágulos no sangue, diminuindo os níveis de glicose no mesmo;
  • Combate a cólica menstrual, o mau hálito e a ressaca;
  • Alivia dores musculares, tosse ou bronquite;
  • É ótimo para enjoos, indigestão, gases, entre outros problemas estomacais;
  • Combate a urticária e ajuda na recuperação de resfriados e gripes.

Cuidado: se você sofre de hipertireoidismo, de alergias ou se tem regularmente enxaquecas, não deve abusar do gengibre porque os alimentos termogênicos podem levar ao aumento da pressão arterial.

Gengibre na nossa alimentação
Na culinária o gengibre pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados e de diversas formas: em pó, em conserva, seco, como óleo, fresco ou cristalizado.

O mais acessível é o chá de gengibre, é um relaxante infalível que vai eliminar as toxinas do seu organismo e hidratar o seu corpo. Para a infusão pode usar a casca do gengibre, como os talos ou a raiz; só precisa de deixar ferver por 30 minutos. Pode ainda adicionar gengibre como tempero, por exemplo, pode temperar a carne com gengibre, limão e sal – vai dar um gosto único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...