Menstruação com coágulos de sangue? Entenda o que isso significa

Muitas mulheres já se depararam com coágulos de sangue durante o seu período menstrual e ficam se perguntando se isso é normal. Veja a resposta do ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, que explica por que isso acontece.

Coágulos na menstruação – é normal?
Segundo o médico, os coágulos nada mais são do que partes do tecido do endométrio que se desprendem do útero da mulher durante o período menstrual. É absolutamente normal encontrar esses coágulos e eles não significam que há algo errado. A freqüência com que eles aparecem depende do fluxo da mulher, quando há maior liberação do endométrio, os coágulos aparecem. Tem mulheres que só se deparam com os coágulos em algumas menstruações, outras têm todos os meses – ambos os casos são normais.

Há riscos em apresentar coágulos na menstruação?
Na maioria dos casos não. O médico diz que não é preciso ficar preocupada com a presença de coágulos no período menstrual. Mas mesmo que os coágulos não representem nada grave, se eles forem constantes e o volume da menstruação foi intenso, é recomendado procurar a ajuda de um médico, só para garantir que o excesso de sangue perdido juntamente aos coágulos não poderão provocar uma anemia na paciente. “Esse seria o possível risco de uma menstruação com pedaços de sangue, desenvolver uma anemia, já que essa característica indica uma grande perda de sangue no período menstrual”, garantiu ele.

Mudanças de fluxo
Algumas mulheres que nunca apresentavam coágulos na menstruação e, de uma hora para outra começam a perceber que o fluxo aumentou e os coágulos tornaram-se freqüentes, o melhor é consultar um médico. Há inúmeras razões para que o fluxo menstrual aumente, mas só o médico poderá apontar as reais razões para cada caso. Veja os motivos mais comuns abaixo:
Miomas: algumas mulheres desenvolvem miomas e eles fazem com que exista uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por mais dias e em maior intensidade, e os coágulos aparecem.
Menopausa: quando a mulher se aproxima do período da menopausa os seus ciclos ficam irregulares, com intensidade variada e os coágulos podem aparecer com freqüência.

Em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional a presença de coágulos na menstruação é menos intensa, pois o medicamento torna a camada do endométrio mais fina, portanto há menor eliminação durante o sangramento. Mas pode aparecer, e é natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...