Quantas vezes você se enxuga com a mesma toalha de banho? Saiba a frequência ideal para lavar!


Veja os cuidados a se tomar com a toalha de banho


A toalha de banho pode ser um terreno fértil para a proliferação de fungos e bactérias, por dois motivos: após ser usada fica úmida, que é o ambiente perfeito para a multiplicação, e recebe altas doses de células mortas, secreções íntimas, salivares e outros germes do nosso corpo. De uma forma geral, esses germes não fazem mal ao nosso corpo, o problema é quando eles se proliferam, por isso precisamos tomar muito cuidado com as nossas toalhas e lavá-las na frequência certa.

Toalha de banho – quantas vezes seguidas posso usar?
Uma recente reportagem mostrou a opinião do médico Philip Tierno, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, sobre a frequência ideal de lavagem da toalha de banho para que ela não seja um risco à nossa saúde.

Segundo ele, podemos utilizar a mesma toalha de banho 3 vezes seguidas e depois colocá-las para lavar. Mas esse número pode variar para mais ou para menos dependendo do ambiente e do cuidado que você tem com suas toalhas. Veja importantes pontos a se levar em consideração:

1- O clima ambiente
Se o clima da sua cidade é quente e úmido, isso favorece a proliferação de germes nas toalhas. Portanto, use no máximo 3 vezes para evitar doenças
2- Contaminação cruzada
Se você mantém a sua toalha molhada dentro do banheiro, isso pode ser um problema. Pois ao dar descarga, gotículas de água vão para o ar e podem contaminar a sua toalha com bactérias do intestino. O ideal é não deixar as toalhas dentro do banheiro e só dar descarga com a tampa fechada.
3- Ambiente seco é o ideal
Para secar as suas toalhas, o ideal é deixá-las ao sol, pois ele ajuda a eliminar germes e bactérias. Se não for possível, tente deixar as suas toalhas secarem estendidas em varais ou estendais, de preferência ocupando duas linhas para que ela fique mais separada e seque mais depressa.
4- Toalhas utilizadas por várias pessoas
O ideal é cada pessoa tenha a sua toalha. Se a família não tem toalhas próprias e as compartilham, não há muitos problemas, mas elas devem ser lavadas antes de ser utilizada por outra pessoa. Não se pode utilizar uma toalha já usada por outra pessoa, pode ser arriscado. Se você emprestar uma toalha a uma visita, por exemplo, coloque para lavar.
5- Doenças e toalhas
Se alguém está doente, a frequência com que se lava as toalhas precisa aumentar e não se pode compartilhar toalhas, pois elas podem acabar transmitindo fungos e bactérias para outras pessoas, mesmo depois de lavadas. Se alguém da família está com doenças transmitidas por fezes ou urina, como salmonella, shiguella, hepatite A ou então com doenças de pele como micose, não devem compartilhar toalhas e as lavagens devem ser mais frequentes.
6- Passar as toalhas
Passar as toalhas a ferro ajuda muito na eliminação de germes que possam se proliferar. As bactérias morrem a 60ºC, portanto se o tempo estiver muito úmido e as toalhas de banho não secarem direito, passe-as a ferro para evitar problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...