Se você faz uma dessas 8 coisas quando está menstruada, não é bom sinal: por quê?



Apesar de ser um processo biológico inerente ao corpo feminino e um assunto que faz parte da vida de todas as mulheres em idade reprodutiva, a menstruação não é um tema encarado com naturalidade: ele ainda causa certo desconforto, de modo que as pessoas sentem vergonha ao tocar nele.

Não acredita? Então responda a essas perguntas: você já ficou sem graça ao ir ao banheiro durante o expediente com o absorvente na mão para fazer a troca e tentou escondê-lo no bolso? Já inventou desculpa para negar sexo com o parceiro porque não queria dizer que estava menstruada?

Se você nunca parou para pensar que muitas mulheres se envergonham ou ficam extremamente preocupadas com um fator tão natural, está na hora de repensar alguns conceitos – até porque, acredite ou não, isso pode estar fazendo mal à sua saúde.

Menstruação: como lidar 

Para muitas mulheres, o período menstrual é sinônimo de desconforto, alterações de humor, dores e cólicas. O fluxo de sangue também é um aspecto que tira o sono: o medo de vazar, de dia ou à noite, pode fazer com que nos preocupemos demais com a frequência de trocar o absorvente, interno ou externo.
Só que, além de termos que lidar com todas essas mudanças no nosso corpo, vivenciadas pelo menos uma vez por mês, temos constantemente a ideia de que a menstruação é algo sujo, que deve ser escondido. Por essas razões, associadas à vergonha de menstruar ou dos incidentes que podem ocorrer nestes dias, algumas práticas podem comprometer nossa saúde. Saiba mais.

Atitudes durante o período menstrual: você faz essas coisas?

Ir ao banheiro várias vezes para ver se “tá tudo bem” (e ficar sem graça por conta disso)

O absorvente, tanto interno quanto externo, deve ser trocado aproximadamente a cada 4 horas. Mas, é comum que algumas mulheres se preocupem muito com a possibilidade de o sangue vazar e, por isso, vão seguidas vezes ao banheiro.
A intensidade do fluxo pode ser diferente para cada pessoa; porém, muitas mulheres morrem de vergonha das idas frequentes ao banheiro, com medo de que outros possam reparar e no que irão pensar (vale lembrar que ir ao banheiro por si só é um assunto delicado para a maior parte de nós).

Ficar com o mesmo absorvente por muito tempo, por vergonha de trocar várias vezes

Isso pode ser muito perigoso para a sua saúde. Como dissemos, o ideal é que se troque o absorvente de 4 em 4 horas. Caso contrário, o sangue estagnado no tecido abre porta para infecções. E o pior: no caso de uso de absorventes internos, esquece-lo lá dentro pode causar até morte, que é uma das possíveis complicações da Síndrome do Choque Tóxico, condição (rara) causada pelo uso de tampões internos.
Por isso, não hesite em ir ao banheiro quantas vezes for preciso para trocar o absorvente. Ninguém do seu ambiente de trabalho ou na escola tem a ver com a frequência da sua “manutenção”.

Não falar para o parceiro ou parceira que não quer transar porque está menstruada

Você pode se sentir desconfortável com o fato de que, durante o sexo, possa ter vazamento de sangue. Saiba, entretanto, que a prática não é proibida quando a mulher está menstruada – só é preciso um cuidado básico, usar camisinha, para evitar o aumento de risco de contaminações. Algumas mulheres, inclusive, sentem maior excitação no período menstrual.
Outras, entretanto, perdem completamente a vontade de fazer sexo ou sentem vergonha de o parceiro ou parceira se deparar com o sangue. E pior: muitas têm receio até mesmo de admitir que este é o motivo para não quererem transar.
Dica: seja sincera e não disfarce a situação inventando desculpas. Lembre-se que o período menstrual é algo normal que acontece na vida das mulheres e seu parceiro ou parceira precisa estar consciente dessa situação – e respeitar sua vontade de não ter relação nessa época, se esse for seu desejo.

Não fazer atividades que fazem suar porque tem medo de ter um cheiro diferente

Nem sempre nos sentimos dispostas durante o período menstrual e isso deve ser levado em conta. Mas, se você não faz academia ou outra atividade física quando está menstruada somente porque tem medo de que o cheiro do sangue em contato com o suor possa ser percebido pelos outros, e isso te incomoda, tente mudar seu pensamento.

Cuidados com a higiene íntima, como usar calcinhas de algodão que permitem a transpiração natural da vagina, podem ser seus aliados, já que a roupa íntima de material sintético pode, de fato, causar abafamento da região.
No mais, relaxe. Todo mundo exala odores quando sua, e provavelmente o cheiro que você mesma sente vindo de você não pode ser percebido por outros.

Perguntar “tem alguma coisa errada na minha calça?” para a amiga o tempo todo
É claro que ficar com mancha de sangue (ou qualquer outra mancha) na roupa não é confortável.

Mas, não é “errado” que aconteça o vazamento. Se acontecer, uma das soluções para tirar o borrão de sangue do tecido é colocar água oxigenada sobre a área.

Além disso, será mesmo que as pessoas conseguiriam notar uma manchinha de sangue no jeans escuro? Ou você está se preocupando demasiadamente?

Perguntar secretamente se alguém tem absorvente para emprestar
Pedir para que alguém empreste um absorvente não deve ser uma situação embaraçosa ou que precise de cuidados para os homens ao redor não ouvirem seu pedido. No entanto, a gente costuma perguntar quase sussurrando para as amigas se alguma tem o item para emprestar. Esta atitude geralmente vem acompanhada da ação seguinte. Será que você também faz isso?

Esconder o absorvente no bolso
Quantas vezes escondemos o absorvente no bolso quando vamos ao banheiro trocá-lo e nos sentimos expostas se alguém vê o produto na mão? Não é necessário, entretanto, que o uso de absorvente seja escondido.

Não usar calça legging porque marca o absorvente

O volume que se forma por conta do absorvente é inevitável, mas, se você não se incomoda com esse fato, não tem por que se privar do uso de algumas roupas e se preocupar com que os outros vão pensar. Lembre-se que o jeito que você se veste deve ser confortável para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...