Leite vegetal de banana é fácil de fazer e traz sabor, refrescância e energia ao seu dia

Rico em ferro e potássio, o leite de banana é uma ótima opção para variar o cardápio e substituir outros leites em receitas doces


Os leites vegetais são excelentes alternativas para quem faz dietas com restrição de leites de origem animal ou para quem apenas quer variar o cardápio com uma opção diferenciada e mais saudável. Muitos leites vegetais já são bem conhecidos e difundidos no cenário nacional, sendo inclusive encontrados em supermercados comuns.

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, o seu sabor adocicado e a praticidade de consumi-la em qualquer lugar agradam muita gente. Fazer o consumo do seu leite é uma forma diferenciada de consumir a fruta e usufruir de seus nutrientes.

O leite de banana ainda não é tão difundido e a melhor opção para consumi-lo está em preparar em casa, já que o processo é simples e econômico.

A bebida se trata de uma mistura de água, banana e algumas variações dependendo da receita, da qual resulta o leite, que pode ser consumido puro, com outros alimentos ou ainda em receitas doces como bolos e vitaminas.

5 benefícios do leite de banana
Um fator positivo no consumo de leites vegetais é que cada um apresenta benefícios distintos, portanto variar o consumo de diversos leites vegetais no cotidiano acarreta também em uma variação de benefícios na sua saúde. Abaixo listamos, com a ajuda da Dra. Cristiane Braga Kanashiro da Clínica Due, os benefícios do leite de banana, confira:
  • É rico em sacarose, glicose e frutose, conferindo grande aporte energético para as células;
  • É rico em ferro;
  • É fonte de potássio;
  • Ajuda a prevenir a anemia;
  • Ajuda na prevenção da hipertensão arterial.
Como fazer o leite de banana
Diferente de muitos leites vegetais, para o preparo do leite de banana não é necessário deixar de molho, o que transforma a receita em um processo mais prático e rápido se comparado com outros. O tempo total de preparo do leite não passa de 5 minutos. Confira abaixo a receita disponibilizada pelo blog Cultura Veg:

Ingredientes:

  • 1 banana congelada
  • 1 xícara de água
  • 1/4 de colher de chá de canela em pó
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:
Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, até tornar-se líquido e espumoso.

Observações:

  • Se desejar, adicione algumas gotas de essência de baunilha;
  • Não adicione açúcar, pois a banana já é naturalmente doce e rica em açúcares.
Dicas para aproveitar o melhor do leite de banana




O leite de banana é uma ótima opção para o lanche, já que é energético, rico em carboidratos e contém baixo teor de gordura. O seu consumo pode ser realizado de diversas formas, “em vitaminas, shakes e smoothies, combinados com outras frutas e fibras como aveia, chia, etc”, comenta Dra. Cristiane. “Pode também ser usado no preparo de pratos”, complementa. Confira abaixo algumas informações úteis sobre o leite de banana:

Validade: consumo imediato.

Como usar: consumo puro ou em receitas preferencialmente doces.

Contraindicações: não existem contraindicações, mas “em alguns indivíduos pode causar um ritmo intestinal mais acelerado”, alerta a Dra. Cristiane. Pessoas em dietas com restrições de carboidratos devem realizar consumo moderado.

Tipos de bananas: nanica, prata, maçã ou ouro.

Ótima fonte de ferro e potássio, o leite de banana é também muito refrescante em dias quentes. É interessante variar o consumo dos leites vegetais para assim ter uma dieta com nutrientes e sabores diversificados.

Aliando o consumo do leite de banana a outros alimentos e hábitos saudáveis, você mantém a sua saúde em dia. Lembrando que ao surgirem dúvidas é sempre interessante consultar a opinião de um(a) nutricionista.

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