Yaz, Yasmin e Elani são duas vezes mais perigosas que outras pílulas! Entenda;

É bastante provável que alguém já tenha falado para você ou que você já tenha lido que a pílula anticoncepcional está associada a um maior risco de formação de trombose na corrente sanguínea. Porém, existem algumas marcas que são mais perigosas do que outras nesse aspecto. Yaz, Yasmin e Elani Ciclo são 3 dessas marcas.

Entenda porque é que essas pílulas são mais perigosas do que as outras. Você toma alguma delas?

Essas pilulas (Yaz, Elani Ciclo, Yasmin e suas versões genéricas) têm na sua composição drospirenona que é um tipo de progestina – hormônio que atua como se fosse a progesterona.

Essa substância não é encontrada na maioria dos restantes anticoncepcionais

Embora seja igualmente eficaz na prevenção da gravidez, essa substância está relacionada com uma maior ocorrência de trombose.





A formação de trombos na corrente sanguínea pode causar desde interrupção do fluxo sanguíneo nas pernas até infartos e AVCs, casos que podem levar à morte.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula a comercialização de medicações, afirmou em 2012 que mulheres que tomam Yaz, Yasmin e outras pílulas que contêm drospirenona têm mais risco de ter trombose.

Quatro pesquisas mostraram que essas pílulas têm risco aumentado para trombose, sendo que um dele demonstrou que o risco é de 1,5 a 2 vezes maior em comparação com pílulas que contêm a progestina levonorgestrel.

Você deve parar de tomar Yaz, Yasmin e Elani?
O FDA não retirou essas pílulas do mercado. Optou, em alternativa, por incluir um aviso na bula do medicamento. Aqui no Brasil, a Anvisa permite a comercialização desse medicamento.

Porém, solicitou aos médicos que todos os casos de trombose causados pelo medicamento sejam registrados em seu sistema.

O ideal é conversar com seu médico e questioná-lo se existe real necessidade de optar por essas marcas de pílula ou se pode, em alternativa, tomar outras que podem igualmente prevenir a gravidez oferecendo risco menor de trombose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...