BICARBONATO DE SÓDIO: 9 benefícios para a saúde

Um produto que nunca falta, ou quase nunca, nas nossas casas é o bicarbonato de sódio. Normalmente, é comprado porque “serve para fazer muitas coisas” e nesse “muitas” inclui-se a limpeza da casa, mas também a possibilidade de desinfetar frutas e verduras. Contudo, fale a verdade! Você acha que conhece todos os muitos usos do bicarbonato? Neste artigo irei aprofundar os benefícios que o bicarbonato pode trazer para a nossa saúde.

É verdade que hoje, a maioria das pessoas prefere usar produtos específicos que são vendidos na farmácia ou na seção de saúde do supermercado: se você também é uma dessas, eu lhe garanto que depois de ler este artigo, você sairá de casa, mas não em direção à farmácia, e sim, à seção de produtos para a casa do supermercado.


Começaremos com algumas regras básicas. O bicarbonado não é como a Coca-Cola: deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades, mas acima de tudo, com regularidade. Foi inclusive, demonstrado que o seu consumo frequente ajuda no bem-estar geral do corpo, porque regula o pH natural do sangue e reduz o nível de acidez. Dissolvido na água, o bicarbonato representa um dos remédios naturais mais antigos e consumidos no mundo, capaz de proteger o nosso organismo de várias doenças.

9) Antiácido natural

Do ponto de vista químico o bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico: é portanto óbvio, que as suas propriedades antiácidas são um dos principais motivos pelo qual o bicarbonato está presente em todas as coisas. Este ingrediente natural ajuda a neutralizar os ácidos gástricos e a evitar o tão temido refluxo ácido.


8) Reduz o inchaço e os gases no estômago


Quantas vezes você exagerou na comilança em um jantar e acabou se sentindo pesado e inchado? Geralmente as pessoas costumam usar produtos farmacêuticos (tem gente que já toma logo algo antes, sabendo que irá exagerar). Experimente diluir uma colher (de chá) de bicarbonato em um copo de água: você irá perceber que tanto o inchaço quanto a presença de gás diminuirão, e você terá uma sensação de alívio em caso de indigestão.

7) Alcalinizantes Naturais

A maior parte dos nossos hábitos alimentares favorece a ocorrência de uma condição de acidez no nosso organismo e isso nos expõe a diversas doenças. Graças à sua capacidade de neutralizar a acidez e ao seu efeito alcalinizante, o bicarbonato de sódio revelou-se uma cura natural muito eficaz, que regula o pH do corpo e ajuda a melhorar a nossa saúde em geral.

6) Remédio contra a acidez do sangue

A acidez do corpo representa um fator de risco para a osteoporose, a artrite e até mesmo o câncer. Manter a acidez do sangue baixa ajuda a prevenir esses riscos. Com o seu baixo custo, um simples produto como o bicarbonato de sódio é porém, um dos remédios naturais mais eficazes contra a acidez do sangue. O seu consumo diário, no entanto, deve ser limitado, uma vez que em excesso, pode ao contrário, alcalinizar demais o corpo e assim, ser nocivo em outro sentido.

5) Potente anti-séptico

Uma característica realmente notável e inesperada do bicarbonato de sódio é o seu leve efeito anti-séptico, que o torna muito eficaz por neutralizar vírus e bactérias. Devido a estas propriedades, podemos usá-lo como o principal ingrediente de gargarejos, em caso de dor e inflamação da garganta.

4) Combate as infecções das vias urinárias

Graças à sua capacidade de reduzir os níveis de acidez da urina, diluir o bicarbonato de sódio em um copo de água, representa uma importante barreira de proteção contra as infecções das vias urinárias. Experimente-o também como um complemento ao consumo de água e suco de fruta com vitamina C: uma alternativa (talvez mais saborosa!) para prevenir estas inflamações, principalmente em sua fase crônica.

3) Contra a gota e problemas nas articulações

A gota e a artrite (especialmente crônicas) também são originárias de altos níveis de ácido úrico na urina e no sangue.

Você está procurando por uma solução? É o suficiente, também neste caso, um copo de água com bicarbonato de sódio: isto irá regular o pH do sangue e diminuir a concentração do ácido.

2) Aumenta o desempenho físico (sem doping!)

Todos nós sabemos (em algum momento da sua vida você fez uma sessão intensiva de esportes, eu espero!) que o ácido lático, liberado durante o exercício físico, pode se acumular nos músculos e nas articulações, causando rigidez e fadiga muscular.

Para evitar que isso reduza o nosso desempenho durante as próximas vezes que nos dedicarmos ao esporte (no dia seguinte da academia, você consegue se mexer?), uma boa solução pode ser um copo de bicarbonato de sódio diluído em água. Reduz a acidez e também a dor.

1) Controle do colesterol

Associar água mineral e bicarbonato de sódio, também ajuda a reduzir o colesterol do sangue quando o nível deste é alto demais, especialmente o LDL, o famoso “colesterol ruim”. Mas tenha cuidado: se você sofre de pressão alta, o elevado conteúdo de sódio do bicarbonato poderá lhe causar problemas. Sendo assim: fique atento!

Instruções de uso: como tomar a água com o bicarbonato de sódio?

Eu já expliquei à vocês como o consumo excessivo de bicarbonato de sódio pode trazer efeitos negativos para a saúde. Por isso, é importante saber como administrá-lo sem riscos seguindo estes pequenos conselhos.


Quantidade ideal para o bem-estar do corpo: 3 gramas de bicarbonato (ou seja, ½ colher de chá), 200 ml de água (1 copo). Beba a mistura depois de cada refeição principal.





Quantidade ideal para tratar gripes e resfriados.

½ colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 copo de água. Tratamento?
Dia 1: tomar 5 vezes ao dia, a cada três horas. Dia 2: mesma dose, 3 vezes durante o dia. Dia 3: mesma dose, uma vez depois do almoço e outra depois da janta.

Este tratamento é perfeito para combater os microorganismos que causam resfriado, gripe e alergia. Talvez o gosto não seja dos melhores, mas realmente faz bem. Comece a introduzi-lo regularmente na sua dieta e você irá sentir as primeiras mudanças positivas, já em poucos dias.


Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...