De quantos banhos um recém-nascido precisa?


Veja qual é a necessidade diária de banhos de um recém nascido e como fazê-lo



Frágeis e delicados, os recém nascidos são muito suscetíveis às mudanças de temperatura, deixando muitos pais em dúvida se devem dar banhos diários ou quantos ao dia são permitidos. Para te ajudar com o banho do bebê, desenvolvemos esse super guia com passo a passo.

Quantos banhos posso dar no recém nascido?


Um recém nascido não tem tantas atividades ao longo do dia, a não ser mamar e dormir, então é bem difícil que ele fique, de fato, sujo. Boa parte da sua higiene, já ocorre no processo de troca de fraldas, várias vezes ao dia.

Mas será que o banho é só para a limpeza do bebê? O banho refresca e relaxa o recém nascido, sendo fundamental que ele tome ao menos um por dia.


Posso dar mais de um banho no recém nascido?


Normalmente, um banho é o ideal, mas isso não é uma regra. É preciso considerar o clima de onde mora. Alguns lugares são muito secos, outros muito quentes. As vezes, como nós, o bebê pode se sentir melhor depois de um banho refrescante.

Se o recém nascido gorfa muitas vezes, se sofre de refluxo, ou suja bastante a fraldinha, vale a pena dar mais de um banho em alguns dias.

Importante: utilize produtos de limpeza apenas na primeira vez. Caso sinta necessidade de dar outro banho no bebê, utilize apenas água.

Como dar banho no recém nascido


O horário ideal para o banho é próximo de meio dia, quando o dia está mais quente, mas pode ser adaptado à realidade e rotina de cada família.

Para dar banho no bebê, a primeira coisa a fazer é preparar o ambiente. Ter tudo em mãos é fundamental!

Deixe acessível, preferencialmente no mesmo local do banho:

  • Um trocador perto da banheira do bebê
  • Uma toalha felpuda aberta sobre o trocador
  • Uma toalha fralda sobre a felpuda, também aberta
  • Pomada contra assadura, álcool absoluto, cotonetes, gaze, faixa e esparadrapo
  • Toda a roupinha que ele vai vestir, inclusive meias e luvas
  • Uma banheira com água morna, já testada ao toque
  • Sabonete e shampoo anti lágrimas
Começando o banho

1. Com a porta do quarto ou banheiro fechada, para evitar golpe de ar, retire a roupinha do bebê;

2. A água da banheira, em pequena quantidade, já foi testada com um termômetro ou com o antebraço para que esteja de morna para fria – lembre que a pele do bebê é mais sensível;

3. Segure delicadamente a cabeça do bebê com a mão direita, pela parte de trás, tampando os ouvidos com o polegar e o indicador, como mostra a imagem a seguir;

4. O seu antebraço será o apoio para o corpinho do bebê ou o fundo da banheira;

5. Se for o primeiro banho do dia, utilize o sabonete neutro. Faça uma espuma com a mão e passe delicadamente a espuma no bebê;

6. Enxague com a água da banheira;

7. Agora, pegue uma gotinha do shampoo, faça uma espuma na mão e passe delicadamente na cabeça;

8. Se ainda tiver gordurinha, pode passar o pente para ajudar retirar dos fios, sem esfregar no couro cabeludo;

9. Enxague;

10. Retire o bebê e o coloque na toalha do trocador.

Vestindo o recém nascido


Ele é delicado, mas não vai quebrar, fique tranquila! O importante é usar peças confortáveis e adequadas ao clima da sua região.

1. Abra as toalhas e seque o corpinho somente com a toalha fralda, que é mais delicada. Lembre de secar entre os dedinhos, a orelha e as dobrinhas;

2. Coloque uma fralda descartável aberta sob bebê, ou seja, coloque a parte de trás e deixe a da frente solta, isso vai evitar muitos contratempos, como uma poça de xixi na toalha, trocador e em um bebê recém banhado;

3. Cuide do cordão umbilical de acordo com as orientações médicas. Geralmente, se utiliza álcool absoluto ou iodado com cotonete para secar, fechando com gaze e faixa. Alguns médicos pedem para que não feche com nada. Veja qual a melhor forma para vocês.

5. Passe a pomada para assaduras e feche a fraldinha;

6. Se o bebê for cheio de dobrinhas e estiver calor, vale a pena passar a pomada nas junções ou mesmo uma pasta d’água;

7. Vista a blusinha e depois a calça, meia, sapatinho…

8. Penteie os cabelinhos, se tiver;

9. Leve para um lugar quentinho e curta muito seu bebê cheiroso e fofinho.

Veja o passo a passo de como dar banho em recém nascido em vídeo




Dicas para banho em recém nascido
Esse é o passo a passo para o primeiro banho do dia, se precisar dar mais banhos, não use sabonete ou shampoo, somente água. Limpe o excesso de xixi e de um banho apenas para refrescar, com água.

A pele do bebê tem uma proteção natural contra alergias, micoses e eczemas e o excesso de sabonete, além de ressecar, retira essa proteção.

Deixe tudo o que for necessário preparado, para que não tenha que interromper o banho e, se esquecer alguma coisa, NUNCA deixe o bebê sozinho para buscar o que quer que seja. Peça para alguém ou pare tudo, enrole o bebê, busque o que é necessário com ele e então volte para continuar.

Tranquilidade é a chave, pode ser que o bebê não curta ainda o banho, mas com paciência e carinho, tudo se ajeita.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...